Estratégias didáticas e curriculares para a Educação Especial: planejamento, Tecnologia Assistiva e acessibilidade

Refletir sobre as estratégias didáticas e o currículo na Educação Básica nos proporciona repensar a formação inicial, a partir de práticas docentes no âmbito da Educação Especial que revelam demandas específicas e desafiadoras. Pimenta (1996, 2005, 2009), em suas pesquisas, tem demonstrado que o desenvolvimento de um currículo formal com planejamento distanciado da realidade das escolas e com meros documentos burocráticos não capta as demandas reais de alunos e professores. A prática social de educar necessita de uma identidade profissional pautada na escuta humanizada e plural dos educadores, que mobilizam seus conhecimentos da teoria da Educação e da Didática para construir, em seus espaços de atuação, saberes e fazeres implicados com a realidade de seus alunos. É importante destacar que estudos apontam que os professores desconhecem temas que envolvam a elaboração de Planos de Ensino Individualizado (PEI), Tecnologia Assistiva (TA), Comunicação Aumentativa e Alternativa (CAA) e outros conhecimentos específicos relacionados à área da Educação Especial. É pensando nessa perspectiva que o projeto de extensão visa oferecer um curso de formação para os profissionais da educação da rede pública da Baixada Fluminense sobre práticas pedagógicas inclusivas, PEI, TA, CAA e oficinas de elaboração de materiais pedagógicos acessíveis em CAA. Espera-se que ao final do curso os cursistas sejam capazes de a) elaborar, acompanhar e avaliar os planos de ensino individualizados voltados para os estudantes público-alvo da educação especial; b) ter conhecimento sobre estratégias didáticas e práticas pedagógicas em Educação Especial, TA e CAA. Além de confeccionar e analisar materiais pedagógicos acessíveis mediante o uso de recursos de TA e CAA.

Ciências Humanas
Semi-Presencial
Semipresencial
Período: 03/04/2025 à 09/07/2026
Vagas: 80
Carga Horária: 120
Inscrição: 22/03/2025 à 31/03/2025
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